Dez curiosidades sobre o Carnaval no Brasil e no mundo

1º O Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo.

2º Na Idade Média o Carnaval se resumia à pura sátira aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos (“folia”, em francês, significa loucura).

3º O Carnaval do Rio de Janeiro entrou no Livro dos Recordes, o Guinness Book, como o maior Carnaval do mundo.

4º O Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de Carnaval do mundo.

5º A palavra “Carnaval” está relacionada com a idéia de deleite. Segundo a etimologia da palavra, “carnis” em latim significa carne e “valles” significa prazeres.

6º A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590 d.C, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte ao Carnaval, o que mais tarde veio a se tornar a Quarta-Feira de Cinzas fosse dedicado à expurgação dos pecados e ao arrependimento.

7º Muita gente acha que o Rio de Janeiro sempre viveu do Carnaval, mas foi somente em 1963, quando a agremiação do Salgueiro desfilou o enredo sobre Chica da Silva, é que os quatro dias de folia entraram definitivamente no calendário turístico da Cidade Maravilhosa.

8º Além do Carnaval de Salvador, de Olinda e do Rio de Janeiro, as festas mais conhecidas do mundo são as de New Orleans (Estados Unidos), Veneza (Itália) e Colônia (Alemanha).

9º Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, “Ô Abre Alas!”. A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval.

10º A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.

Últimos Artigos