05 de Junho – Dia Internacional do Meio Ambiente

Dia 05 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente e neste ano o foco está voltado para as mudanças climáticas com o tema  “Aumente sua voz, não o nível do mar”.
A ONU designou 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, por isso o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usa o mesmo tema, com um foco especial na questão das mudanças climáticas.
As ilhas abrigam metade dos recursos marinhos globais e cerca de 10% da população mundial. Segundo Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, um número que corresponde a 600 milhões de habitantes. Segundo Ki-moon, no Dia Internacional do Meio Ambiente, a nossa voz se ergue pela valorização da diversidade biológica nos arquipélagos e é reforçada pelo apelo do Papa Francisco, quando diz “somos protetores da criação, do desenho de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente”.
A biodiversidade das ilhas, com fauna e flora com características distintas se comparadas àquelas do continente mais próximo, está sendo fortemente ameaçada pelo aumento do nível do mar, causado pela mudança climática, acidificação dos oceanos e invasão de espécies estranhas à região. Além disso, Ban Ki-moon acrescenta a pesca excessiva e a poluição.
O Dia Internacional do Meio Ambiente cataliza a atenção e  a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Últimos Artigos