Televisão x Internet: quem vence esta batalha?

Poucos meios de comunicação transformaram tanto o mundo quanto a televisão e a internet. Enquanto a primeira proporcionou um novo jeito de olhar o mundo desde a metade do século passado, a internet mudou a forma como as pessoas se comunicam, rompendo barreiras e encurtando distâncias.

O brasileiro com acesso à internet passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. Apesar disso, a TV ainda é a mídia preferida da maior parcela da população, segundo dados de uma pesquisa inédita feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com o estudo:

– O brasileiro passa em média 3h39 por dia na internet;

– Passamos em média 10min a menos assistindo televisão, um total de 3h29 por dia;

– A TV é a mídia preferida da população, escolhida por 76,4% dos entrevistados;

– A internet aparece em segundo lugar na escolha do público, com 29% da preferência;

– A televisão é assistida diariamente por 65% dos entrevistados. O rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado, ouvido por 61%, e a internet ocupa a terceira posição, com o acesso de 47% dos entrevistados;

– As redes sociais são os sites mais acessados pelos usuários de internet. Nos fins de semana, 71% clicam nelas;

– Os telejornais e as novelas são os programas mais assistidos na TV durante a semana, com 35% da preferência; aos fins de semana o telespectador opta pelos programas de auditório.

Opções, tanto em uma quanto em outra, não faltam. Enquanto a televisão é o meio de comunicação com maior número de usuários e maior impacto sobre a população brasileira, a internet além do entretenimento é capaz de servir também como uma ferramenta de trabalho.

Hoje, é impossível imaginar o mundo sem as duas tecnologias, mas ambas ainda têm muito que evoluir para se manterem no topo. A programação limitada da TV aberta e a falta de confiabilidade da internet foram citadas na pesquisa como itens de rejeição do público para com ambas as mídias.

E você, prefere internet ou televisão? A WK3 agência de marketing e publicidade prefere a mídia que melhor se adeque às suas intenções de negócio, por isso conte conosco para planejar e executar as ações de marketing perfeitas para seu tipo de segmento e público-alvo.