Rivalidade no marketing: Samsung vs. Apple. Quem leva a melhor?

Que a Samsung e a Apple são concorrentes todos nós sabemos. Que a “família Galaxy” e o iPhone vivem competindo entre si também, mas o melhor ultimamente tem sido assistir a “briga” travada entre as duas empresas.

Com ações de comunicação que tem viralizado na internet, a Samsung parece ter saído na frente a fim de conquistar os clientes da principal concorrente, principalmente por apostar nos meios digitais e utilizá-los com muito humor e uma boa pitada de ironia.

Recentemente, a empresa coreana lançou um filme no qual ‘ataca’ a rival com criatividade. O vídeo chama-se Screen Envy (Inveja da Tela), cujo foco são os boatos sobre o lançamento do iPhone 6 pela Apple, aparelho que seria disponibilizado em telas maiores que as atuais, entrando assim – tardiamente –  no mercado dos ‘big screens’. O filme mostra dois amigos em um dia normal numa lanchonete conversando, quando um deles (o que está com um iPhone) comenta sobre a notíciado aumento de tamanho das telas da Apple; o outro amigo (que utiliza um celular da linha Galaxy S5) imediatamente rebate: “Mas isso já não aconteceu?”, referindo-se aos aparelhos da Samsung.

Em outra campanha da marca, a Wall Huggers (Abraçados na Parede), brinca-se com o fato de a bateria do Samsung Galaxy S5 durar mais que a de outros aparelhos, principalmente o iPhone – usuários do iPhone costumam ser facilmente reconhecidos em aeroportos ou cafeterias por estarem atentos às tomadas dos locais, sentados no corredores para falar no telefone enquanto o mantém conectado à energia. No spot, usuários da Apple passam por situações constrangedoras para conseguir carregar seus celulares.

A Apple também não deixa de cutucar a concorrente sempre que pode, exemplo disso foi sua campanha para o Dia da Terra (22 de abril), na qual se exaltaram as credenciais ambientalistas da empresa. O anúncio impresso trazia uma chamada polêmica: “Há algumas ideias que nós queremos que toda empresa copie”. Obviamente, trata-se de um recado dirigido à Samsung, recentemente condenada por plágio em ação movida pela Apple por copiar o design do iPhone e do iPad.

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A Samsung está mudando sua estratégia de investimentos e tem gasto cada vez mais em marketing para convencer os usuários do iPhone a entrar no “universo Galaxy”, no entanto, a gigante coreana ainda tem um longo caminho a percorrer nessa empreitada. A Apple, por sua vez, ainda que conte com o forte status da marca, precisa voltar a surpreender seu público, ávido por inovações, já que segundo especialistas em tecnologia as duas fabricantes estão só melhorando levemente seus produtos ano após ano, mudanças que desde algum tempo já deixaram de causar o “efeito uau” em boa parte dos consumidores.