Quem são os Centennials e como se comunicar com a nova geração de consumidores?

Os Centennials são a nova geração que vai definir o futuro dos negócios e do trabalho nos próximos anos. Essa geração é formada por jovens nascidos a partir de 1997 (em 2017, terão idades entre 0 e 20 anos). Mas muito mais do que a faixa etária, existem valores fundamentais que caracterizam e movem a geração Centennial:
 
Expectativas realistas
 
Os Centennials nasceram com um smartphone conectado à internet nas mãos. Eles são a primeira geração que não conheceu a vida sem internet e mídias sociais. A geração do conhecimento tem (ou ao menos deseja) acesso a informações com rapidez e mobilidade. Eles estão mais informados sobre problemas globais e por isso estão criando expectativas realistas sobre tudo.
 
Resiliência
 
Diferentemente dos seus antecessores da Geração Y (Millennials), os Centennials estão crescendo menos idealistas e mais esclarecidos, informados e pragmáticos, pois estarão enfrentando, precocemente, os desafios da idade adulta. Eles sabem que precisarão trabalhar duro antes de desfrutar do sucesso, e estão totalmente dispostos a isso.
 
Autenticidade e individualismo
 
Os Millennials já prezam por esses valores, mas os Centennials serão ainda mais rigorosos sobre isso. Eles querem que as marcas falem diretamente com eles, e não com seu nicho de mercado, sendo cada vez menos receptivos com marcas que tentam impor padrões de qualquer tipo.
 
Empoderamento
 
Os Centennials sabem que a internet deu voz a diferentes causas, e entendem o poder que exercem na economia como força de trabalho e consumidores. Mais empáticos com o mundo, eles estão usando sua influência para lutar por representatividade e empoderar pessoas que vivem diferentes realidades.
 
Economia inteligente
 
Talvez por crescerem vendo como os Millennials se endividaram, os jovens dessa geração são mais cautelosos com os gastos e estão mais preocupados em saber administrar suas finanças. Eles também estão aderindo ao internet banking e opções de pagamento digital com muito mais facilidade que as gerações anteriores.
 
Ainda há muito sobre os Centennials para se revelar, por isso é essencial começar a conhecer e entender os desejos e valores desses jovens, que pouco a pouco estão entrando e transformando o mercado de trabalho e os padrões de consumo.
 
Como se comunicar com os Centennials?
 
Tenha uma mente aberta!
Os Centennials cresceram numa sociedade plural e multicultural que valoriza e aceita as diferenças. Empresas e marcas que revelem este tipo de preocupações e se mostrem mais inclusivas são as que terão mais facilidade em comunicar e atrair esta nova geração.
 
Gostou do texto e que saber mais sobre esta nova geração? Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e se mantenha informado!
 
Adaptado SAP