Popularização do WhatsApp pode decretar fim do SMS

A popularização dos smartphones aliada ao investimento progressivo na melhoria das conexões de dados 3 e 4G tem feito uma legião de usuários de celulares migrarem das antigas mensagens de texto pagas para a aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas gratuitas, o chamado WhatsApp. Através desse software, além de mensagens de texto básicas, os usuários podem criar grupos, enviar imagens e vídeos, sem pagar nada e de maneira ilimitada.

No Brasil, a baixa na utilização do SMS ainda não é gritante, mas as operadoras já registram uma desaceleração. A proliferação dos usuários de smartphones, a infinidade de novos recursos oferecidos pelo WhatsApp, além é claro de sua gratuidade é apontada como uma das principais causas da queda nos ganhos das operadoras de telefonia como o SMS.

A alternativa a qual muitas delas vem recorrendo é focar o SMS como instrumento de marketing para anunciantes em celulares. As operadoras também tem estudado adotar aplicativos semelhantes ao WhatsApp, na tentativa de forçar uma “remigração