Pague a conta de luz com seu lixo!

A

Pouca gente sabe da existência dele, mas com apenas um ano de vida o projeto “Recicle Mais, Pague Menos” da empresa AES Brasil surpreendeu. A ação, que nasceu timidamente na cidade de São Paulo, e depois se expandiu para Barueri e Rio Grande do Sul, já arrecadou mais de 21 toneladas de lixo reciclável.

Mas como funciona?

Para se inscrever no “Recicle Mais, Pague Menos” é muito fácil, pois a ação conta com uma dinâmica muito simples e prática. Com a última conta de energia elétrica, os interessados se cadastram em um dos pontos de coleta da AES Eletropaulo e recebem um cartão personalizado. Ao levar os resíduos separados para o local, o material é pesado e precificado, de acordo com a tabela praticada pelo mercado de reciclagem, e o valor vira desconto na conta de luz. Os participantes recebem na hora um comprovante com a quantia que será abatida na sua próxima fatura de energia elétrica.

Sem limite para o desconto!

Sim, se a pesagem dos resíduos superar o valor consumido, por exemplo, o crédito restante vai virar desconto na próxima fatura.

Iniciativa inspiradora

A iniciativa contribui diretamente com o orçamento familiar, além de possibilitar a diminuição do lixo nos aterros sanitários. Com o objetivo de educar futuras gerações sobre a importância do consumo consciente, trata-se efetivamente de um estímulo ao exercício de cidadania. O desafio do projeto para 2014 é arrecadar 1.620 toneladas de papel, plástico, metal e vidro, em 10 postos de coleta, cadastrando pelo menos 40 mil clientes.