Outubro Rosa: todos contra o câncer de mama!

Importantes monumentos iluminados em tons de rosa, mulheres e homens trajando pink…

Mas o que afinal é esse tal de Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro dirigida a toda sociedade, focada nas mulheres, a fim de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como surgiu?

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas de prevenção ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Por que rosa?

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura do Câncer de Mama, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Iniciativas

Inspiradas pela repercussão das ações norte-americanas, cidades de todo o mundo hoje se enfeitam com laços rosa, principalmente nos locais públicos. No Brasil, prédios, pontes, parques e até o Cristo Redentor já se iluminaram de pink para apoiar a campanha.

Previna-se

Outubro é um mês representativo, mas não podemos nos esquecer da importância do autoexame e da consulta nos demais meses do ano.

É importante lembrar que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres entre 35 e 54 anos em todo o mundo. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão do Ministério de Saúde. Os homens também podem desenvolver a doença, no entanto, a incidência é baixa e atinge 1% dos casos. No entanto, independente do sexo, quanto antes for diagnosticado, maior o potencial curativo do tratamento.

Como faço para ajudar?

Uma forma bacana de ajudar a campanha é a doação de cabelos para a confecção de perucas destinadas às mulheres que estão em tratamento; a aquisição de produtos cuja renda é revertida para as fundações que se dedicam à prevenção e combate da doença também é bem-vinda.

Abaixo alguns links de interesse para quem quiser ajudar:

Sites Nacionais:

www.sbmastologia.com.br

www.inca.gov.br

www.femama.org.br

ww. fundacaolacorosa.com

 

Sites Internacionais:

www.americancancersociety.org

www.breastcancer.org

www.thebreastcancersite.com

www.nationalbreastcancer.org

www.komen.org

Últimos Artigos