O que preciso para elaborar boas estratégias de branding?

Pense numa marca de carros, agora pense numa de chocolates e que tal uma de cerveja? Quais foram os primeiros nomes que te vieram à mente? E por que será que vieram exatamente esses nomes?  Porque essas marcas são fortes e te “marcaram” de algum modo. Ou você teve uma experiência com um dos produtos que elas possuem, ou se lembrou de uma propaganda divertida e engraçada ou porque viu algum anúncio deles ou mesmo porque o nome é bom e não sai da sua cabeça.

Independentemente do motivo, essa marca chamou sua atenção e seu nome ficou registrado em sua memória e no seu subconsciente. Em resumo, essa marca soube fazer Branding e conquistou lugar na sua mente e/ou no seu coração de consumidor.

Veja aqui algumas dicas para elaborar estratégias de branding:

1. Defina uma proposta de valor

Basicamente, a proposta de valor deve buscar uma reposta para a pergunta: por que um possível cliente deveria fazer negócio com sua empresa e não com seus concorrentes? Em outras palavras, o empreendedor deve explicar, em poucas palavras, o que distingue sua empresa do restante da concorrência.

2. Desenvolva uma identidade visual

Grandes marcas são acompanhadas de grandes símbolos. A maçã mordida da Apple e as 3 faixas da Adidas são grandes exemplos de como símbolos comuns e concretos tornaram-se referências e fizeram com que algumas marcas tivessem atreladas a elas um símbolo marcante, algo fácil de se lembrar.

3. Conheça o seu público

Sabendo quem são seus clientes, você saberá seus medos ou suas situações-problema e assim, você poderá se comunicar melhor com eles. Você pode criar conteúdos informando como ele pode resolver esses problemas, por exemplo.

4. Esteja nas redes sociais

É importante que você estimule o seu cliente a falar, de forma que você saiba o que eles esperam da sua empresa e dos serviços que você oferece.

5. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo gerar conhecimento relevante e valioso para o seu público de interesse. Essa estratégia tem a capacidade de atrair e fidelizar novos consumidores para a sua marca.

Quer aprender mais sobre o assunto e ler mais dicas? Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade!