O poder do email marketing nas vendas em 8 passos

O email marketing gera um retorno de U$ 46 para cada U$1 dólar investido segundo dados apresentados no Email Conference de 2010. Para a venda online, seu potencial aumenta significativamente.

No entanto, 90% das lojas online não possuem um formulário de inscrição e, das lojas que possuem um, 19% não trabalham com o envio de email marketing. As lojas não se preocupam em encaminhar um email marketing de boas-vindas ou de comunicação regular, utilizando apenas o envio de newsletters periódicas com promoções ou novidades.

É necessário entender que o aumento em 1% na abertura do email marketing pode significar uma lucratividade diferencial na loja.

Algumas dicas para os que já possuem um ecommerce:

1) Crie segmentos automáticos com os dados de perfil solicitados no formulário de inscrição da loja

2) Envie um convite para a inscrição na newsletter

3) Comunique-se com seu cliente no pós-venda

4) Envie um email marketing automático sugerindo a compra de produtos relacionados ao anteriormente adquirido

5) Envie ofertas a clientes que já não compram há muito tempo

6) Recompense os clientes que geraram mais conversões

7) Automatize os brindes para os clientes no seu aniversário

8) Notifique compradores quando forem repostos artigos que estavam com ruptura de estoque.

De maneira fácil e praticamente automatizada, seu negócio já conquistou e fidelizou um cliente, é importante, no entanto, colocar as atividades nas mãos de profissionais qualificados para o serviço.

Uma campanha de email marketing vai muito além de uma simples infraestrutura tecnológica. Para que uma campanha de email marketing criada seja eficiente, é necessário que seja tratada como um projeto, e para isso, é necessário definir os objetivos, produtos/serviços, elaborar um plano de trabalho e conhecer o público-alvo desta campanha.