O mundo comemora 25 anos da Web

www
Você sabe a idade da Web? Não? Pois bem, ela é uma jovem de 25 anos. Proposta em março de 1989 pelo britânico Tim Berners-Lee, que implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e um servidor através da internet, a Web tem transformado a forma como o mundo se comunica, cria e colabora.

A ideia que deu origem ao famoso “WWW”, abreviação de World Wide Web, surgiu em 1980, na Suíça, na cabeça do físico Tim Berners-Lee. Ele queria (e conseguiu) criar um sistema de documentos dispostos na internet que permitissem o acesso às informações apresentadas no formato de hipertexto – textos exibidos em formato digital, os quais podem conter informações como imagens, sons, vídeos etc. 

Fato é que desde então, a Web cresceu em proporções gigantescas e parte de seu sucesso pode ser atribuída ao desenho original, pensado a partir de um sistema descentralizado, com uma arquitetura aberta que qualquer um poderia ajudar a construir.

Algumas curiosidades sobre  a Web:

– Antes de se decidir pelo termo “Web”, Berners-Lee pensou em nomes como “Malha de informações”, “A mina da informação”, e ainda “Mina de informação”;

– Embora muita gente confunda, a Web não é a mesma coisa que a Internet. Os protocolos da Internet descrevem como enviar pacotes de informação entre pedaços de software. Os primeiros protocolos da Internet foram definidos em 1969. Desde então, muitos aplicativos usaram esses protocolos de diferentes maneiras, incluindo o e-mail, o FTP , e a própria Web. A Web é qualquer informação que é identificada com uma URL, sigla em inglês para “Universal Resource Locator”, o que faz da URL a parte mais importante da tecnologia Web;

– Hoje, estima-se que pouco menos de 40% da população mundial tenha acesso à internet. Em média, uma conexão de banda larga fixa custa mais de um terço da renda nos países em desenvolvimento;

– As línguas mais usadas na comunicação online são, em ordem: inglês, chinês, espanhol, japonês e português;

– Acredita-se que o número de sites na Web chegará a 1 bilhão até o final de 2014;

– A quantidade de informações que está disponível no universo online é muito maior do que você poderia assimilar durante uma vida inteira.

O verdadeiro potencial da Web aberta como ferramenta do cotidiano passa atualmente por questionamentos, e segundo o próprio criador, há desafios que precisam ser superados para o desenvolvimento benéfico da Web. Desse modo, ao longo de 2014 – ano do aniverário da ferramenta – e posteriormente, Berners-Lee buscará engajar os usuários da Web, empresas privadas e autoridades políticas para trazê-los ao debate crítico sobre questões relativas à inclusão digital, liberdade e privacidade online, espionagem e cibercrimes.