Logotipos da memória

Está disponível no Facebook um novo aplicativo parecido com um jogo de memória, mas ao invés de cartas, o jogador tem que se recordar de quais empresas pertencem os respectivos logotipos que aparecem na tela.

O Logo Quiz, é o aplicativo mais baixado em iPhone nas últimas duas semanas. Nele, quanto menor for o tempo que você levar para escrever o nome das companhias às quais correspondem os logotipos, maior a pontuação que você recebe por cada acerto.

O logotipos devem expressar visualmente toda a ideia da marca de maneira sistematizada e que fixe na memória do consumidor. Este quiz comprova exatamente isso. Ainda que você nunca tenha utilizado determinado produto ou que ele não faça parte do seu dia-a-dia, você consegue identificá-lo e afirmar a que serviço ou produto os logotipos se referem, tamanha a fixação da imagem em sua memória. Poucos anos atrás, um estudo mostrou que os bebês conseguem reconhecer os arcos do McDonald’s antes mesmo de saberem seus próprios nomes.

Com o crescimento acelerado do uso da internet, as empresas estão cada vez mais investindo em publicidade online e então, quando você menos espera, ao abrir uma página, os logotipos saltam à sua vista. Tão intrinsicamente ligados, a qualidade do produto e o logotipo devem estar alinhados em seus conceitos. Para isso, é importante contar com a responsabilidade de profissionais de qualidade para elaborar o logotipo e a identidade visual de sua marca.