Identidade visual: a chave secreta para o sucesso da sua empresa

Não pode ser coincidência que grandes marcas possuam identidade visual consolidada e de excelente qualidade. A identidade visual é tão necessária quanto o próprio nome ou logotipo da empresa. Certamente você já ouviu a frase "A primeira impressão é a que fica", e é exatamente disso que iremos falar neste post.

Mas afinal, o que é identidade visual?

O próprio nome já nos dá uma ideia do que pode ser. Identidade é "o conjunto de caracteres próprios e exclusivos". Para uma marca, ter uma identidade visual consiste em unificar, de forma padronizada, os elementos gráficos de uma empresa. Por exemplo, as cores, os símbolos, as fontes, as imagens, enfim, tudo que possa representar visualmente uma determinada instituição.

E que efeito isso produz?

1- Identificação

Além de proporcionar às empresas mais profissionalismo e credibilidade no mercado, os clientes se sentem mais seguros em comprar os produtos e/ou os serviços que obtenham esses elementos de identificação padronizados.

Não acredita?

Um exemplo disso é nada mais nada menos que a Coca-Cola. Há décadas usa a identidade visual a seu favor. Ao avistarmos de longe um outdoor de fundo vermelho, a primeira marca que nos vem à cabeça é esta, não é verdade? Sem contar que a fonte utilizada para escrever o nome da empresa é inconfundível. Até mesmo os comerciais de TV da Coca-Cola possuem um mesmo padrão. Esses elementos ajudam a fidelizar o público e, claro, a fortalecer ainda mais a marca no mercado.

2- Influência

E por falar em fortalecimento da marca no mercado, é praticamente impossível ter um bom alcance de divulgação sem estar inserido no mundo virtual.

Uma marca com uma identidade visual única e original desperta o interesse do público, pois por meio da padronização dos elementos será possível “viralizar” sua marca.

3- DESTAQUE!

Muitos podem pensar que é apenas um “capricho” ou “detalhe” essa padronização dos elementos, porém esse recurso pode ser o trunfo para conseguir mais destaque que a concorrência.

Quer uma prova disso?

Tente pensar em uma marca que não possua cor, logo, fontes e elementos gráficos e visuais definidos. Difícil, não? A dificuldade de lembrarmos de uma marca é justamente a falta de padronização, a falta de uma identidade visual consolidada que faça o cliente se lembrar dos produtos/serviços através dos elementos que constituem sua identidade.

O mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, uma empresa que deseja se tornar referencial em seu segmento deve investir em identidade visual.

4- Comunicação com o consumidor

Padronizar os elementos também é uma forma de se comunicar com o seu público. Claro que a identidade visual não é fruto da pura imaginação e criatividade, mas sim o resultado de um estudo baseado em pesquisas de mercado, levando em consideração o perfil do seu cliente e o propósito da sua empresa.

É como se fosse um uniforme, a roupa de trabalho de sua própria empresa.

Faça o teste e pense em alguns profissionais que passam confiança para você. A maioria não utiliza um jaleco ou estilo de vestimenta característico do trabalho desenvolvido? Então, sua empresa precisa passar esse profissionalismo às pessoas.

É parte da estratégia inicial de quase todos os novos negócios conseguir destacar-se perante seus concorrentes. Atingir o sucesso. Ter uma identidade visual auxilia e muito nessa estratégia, e a falta dessa identidade, ignorando a importância que ela tem, pode refletir de várias maneiras negativas para sua empresa, como instabilidade, amadorismo e despreparo.

Em resumo, ter uma identidade visual gera inúmeras vantagens para a marca, entre elas a captação de novos clientes e a fidelização dos já existentes. No entanto, não existe uma fórmula preparada, cada negócio deve ser analisado particularmente.

Por isso, conte com a WK3 Agência de Marketing e Publicidade e opte por investir em profissionais capacitados que desenvolverão sua identidade visual e farão com que sua marca tenha sucesso no mercado.