FEO: o SEO do Facebook

Vamos falar um pouco sobre o FEO (Facebook Engine Optimization). Já reparou que nem tudo o que seus amigos postam no Facebook aparece no seu feed de notícias? Já pensou que caos seria se todas as atualizações dos milhares de amigos fossem exibidas assim que postadas?

FEOChegamos então à conclusão de que existe um critério para exibição do conteúdo. Trata-se do EdgeRank, o algoritmo do Facebook. Pela sua função de determinar o que aparece ou não em nosso feed, assemelha-se em muito com os buscadores da internet, levando o trocadilho de FEO ao comparar-se com o já conhecido SEO.

O FEO (EdgeRank) leva em consideração 3 grandes fatores: afinidade (visita na página, visualização de fotos, curtir, comentários e compartilhamentos), relevância (fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links) e tempo (mensagens mais novas possuem prioridade e são exibidas à frente das mensagens mais antigas).

Logo podemos perceber a importância de dominar, conhecer e considerar a existência do FEO. Se sua empresa é ativa no Facebook, o FEO pode ajudá-lo a superar as barreiras de comunicação em mídias sociais e fazer diferença nos resultados no relacionamento com seus clientes. Se não aparecer nas primeiras páginas dos buscadores é prejudicial para sua empresa, podemos dizer que se deve ter a mesma preocupação em relação a não aparecer no feed de notícias de seus fãs.

Isso por que o comportamento das pessoas no Facebook é diferente do comportamento no Google. No Google, não aparecer nas primeiras páginas significa perder a chance de ganhar uma venda, fechar um bom negócio ou ganhar um bom cliente. Já no Facebook, os usuários procuram por relacionamento, querem interagir entre si e com as marcas, criando certa empatia entre consumidores e empresas.

A importância do FEO revela-se nos detalhes, porém detalhes estes que fazem toda a diferença nos resultados.