Explore todo o potencial do email marketing para seu negócio

Na internet, uma das formas mais tradicionais e efetivas de divulgar sua empresa é através de e-mail.

O envio de e-mails marketing continua trazendo muito retorno. Para ter resultados com emails você precisa passar credibilidade e ter um conteúdo relevante para quem vai receber suas comunicações.

Mas antes de começar a enviar e-mails por aí, confira algumas dicas de como usar e-mail marketing para garantir o sucesso das suas campanhas e pra não correr o risco do seu e-mail cair nas listas negras de spam.

Regra principal: Nunca encha a caixa de e-mails dos seus clientes com promoções e notícias. Evite enviar e-mail todo dia ou emails com assuntos repetitivos. Pense sempre como cliente, você gostaria de receber todos esses e-mails?

Crie conteúdo apetitoso

Ninguém abre um e-mail se o conteúdo não for interessante, concorda? O que você pode divulgar:

  • – Datas comemorativas importantes são bons pra criar um relacionamento amistoso.
  • – Promoções sazonais diretas – você pode fazer com que ele imprima esse e-mail ou mostre no smartphone para conseguir o desconto na hora da compra.
  • – Promoções especiais com link para seu site – assim você faz com que ele visite seu site e veja outros produtos ou serviços que você oferece.
  • – Novidades sobre sua empresa ou um compilado de notícias do seu setor.

 

Colete emails para o seu negócio

Crie sua própria lista de contatos! Isso é muito importante pro seu negócio. Se você já tem os dados de contato dos seus clientes (nome, e-mail, endereço, telefone, etc), seja no sistema da empresa, numa planilha em excel ou até mesmo anotado a caneta num caderno, guarde isso porque é valioso.

Esse é um dos maiores bens que você pode ter e 100% confiáveis já que você mesmo criou essa lista. Além dos seus clientes, tente criar diversas ações de marketing pra obter os dados de possíveis clientes:

  • – Estimular o preenchimento do formulário de contato do seu site pra quem acessa ele.
  • – Preenchendo um cupom pra concorrer a um sorteio.
  • – Faça parcerias com empresas da sua região (e que tenham o mesmo público alvo de você) e monte um estande pra captar esses dados, etc.

A criação da sua própria lista de contatos pode demorar pra ser feita, mas depois que passam 2, 3, 6 meses, você verá como esse trabalho a médio/longo prazo será importante como ferramenta de divulgação. Se o seu concorrente não faz isso, você já está dois passos a frente dele.

Aprenda a disparar ou enviar um e-mail marketing para muitas pessoas

Nunca envie um e-mail marketing do seu próprio e-mail do outlook para toda essa lista. Imagine uma conta de e-mail enviando o mesmo email marketing pra 2 mil contatos ao mesmo tempo. Isso com certeza vai travar seu email. Outra vez, sua conta de e-mail vai cair em uma lista negra de geradores de spams (black list) e seus e-mails ficam bloqueados e nem chegarão a ser entregues aos e-mails de destino.

Pra realizar envios de e-mails em grande volume, existem empresas especializadas. Essas empresas têm os servidores de e-mails já cadastrados na lista confiável e estão aptos a fazer esse serviço de disparo de e-mails em massa.

Além disso, elas exibem diversos relatórios pra você saber como foi o desempenho daquele envio, por exemplo: quem recebeu, quem não recebeu, que viu seu e-mail, quem clicou nele e etc.

Atenção ao design! Quanto mais bonito, mais chama atenção

Conte com profissionais que produzam um bom material para seu e-mail marketing, seguindo sempre as cores e a identidade visual de sua empresa!

Faça envios segmentados

Segmente sempre sua lista de contatos pra poder enviar um e-mail certeiro. Segmentar significa escolher para quem você vai enviar seus emails. Se a lista é sua, e você só cadastrou o endereço de email das pessoas vai ficar difícil segmentar.

Mas se você contratar uma empresa para enviar um e-mail marketing para uma lista que você alugou, então você geralmente pode escolher para quem quer fazer o envio.

Alguns exemplos de segmentação:

  • – Região – Ex: Promoção só pra SP
  • – Cliente – Ex: Preços especiais só pra clientes
  • – Não clientes – Ex: R$ 20 de desconto na primeira compra
  • – Gênero/sexo/idade – Imagine enviar promoção de lingerie pra homens
  • – Por interesse – Ex: oferecer tênis de corrida pra quem gosta de correr

Essas são algumas dicas de como usar e-mail marketing pra movimentar os negócios através de e-mails, sem cair em pegadinhas ou cometer erros que podiam ser evitados.

A WK3 Agência de Marketing e Publicidade possui ampla experiência na elaboração, envio e gestão de campanhas de e-mail marketing. Conte com nossos profissionais para alcançar o resultado esperado para sua empresa.

 

FONTE: BADABUM