Entenda o que é e para que serve o Desafio do Gelo, o novo viral da internet!

ice-bucket-challenge-1

De repente, todas as suas redes sociais foram inundadas por vídeos de famosos jogando um balde de água na cabeça e você não faz ideia de onde surgiu essa história? Tudo bem! Vamos esclarecer no que consiste este desafio.

O que é?

O ALS Ice Bucket Challenge (em português, Desafio do Balde de Gelo) é uma campanha de caridade que começou no fim julho nos Estados Unidos e pretende alertar e conscientizar a população do mundo sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

 

Qual o objetivo?

O principal objetivo do desafio é arrecadar doações para a ALS Association, associação norte-americana que pesquisa tratamentos e a cura para a ELA.

 

O que é a ELA?

Também conhecida como doença de Lou Gehrig, trata-se de uma enfermidade neurogenerativa progressiva que afeta a área do cérebro que controla os movimentos voluntários dos músculos. Quase 10% dos casos tem como fator o caráter genético, mas os médicos não conhecem ao certo a causa específica para a ocorrência da ELA, por isso mais estudos são necessários na busca pela prevenção, tratamento e cura. A ELA mata.

 

Quem começou a campanha?

Os vídeos com celebridades se desafiando a despejarem um balde de água na cabeça se tornaram virais depois que o americano Pete Frates, ex-jogador de baseball, diagnosticado com a doença em 2012, divulgou a ação em suas redes sociais.

 

O que é o desafio?

A corrente começou com o propósito de que cada envolvido desafiasse outras três pessoas a tomarem um banho de gelo ou a doarem 100 dólares à ALS Association . A ideia era, claro, que os envolvidos doassem os 100 dólares para a causa para fugirem da prenda, mas a maioria das pessoas decidiu fazer as duas coisas.

 

Quem já participou da brincadeira?

As altas temperaturas do verão no hemisfério norte ajudaram as celebridades que vem encabeçando a campanha a unirem o útil ao ‘agradável’. Vários famosos pelo mundo já participaram da iniciativa e desafiaram outros a participarem também. Alguns deles foram: Mark Zuckerberg, Bill Gates, Oprah, David Beckham, Cristiano Ronaldo e Neymar, todos eles já jogaram um balde de água na cabeça pela brincadeira e fizeram doações para ajudar a causa.

https://www.youtube.com/watch?v=8x1exNhm3uQ

 

Está dando certo?

Sim. O Facebook divulgou que já recebeu mais de 1,2 milhão de vídeos relacionados ao desafio. De acordo com a revista americana TIME, a instituição já recebeu 5,5 milhões de dólares, desde 29 de julho, quando começou a campanha na internet. No mesmo período do ano passado, as doações não passaram de 32 mil dólares.

 

Como doar?

A brincadeira é divertida, porém o mais importante é colaborar com a causa, portanto, quem deseja ajudar as instituições responsáveis por pesquisas que visem descobrir a cura para a ELA aqui no Brasil poderá destinar suas doações para duas entidades:

Associação Pró-Cura da ELA 

AbraELA

Nos Estados Unidos, as doações podem ser feitas para:

ALS Association