Email marketing: novas normas

O email marketing é uma importante ferramenta de fidelização de clientes e uma estratégia para estimular visitas no seu site. A visibilidade do material encaminhado por e-mail é grande e a relação “custo vs benefício” é muito satisfatória, uma vez que o custo de encaminhamento é quase zero se comparado com o retorno de uma boa campanha.

A agilidade e a interatividade permitem que sejam enviados milhares de emails marketing em segundos e medir a receptividade por parte dos destinatários, sabendo quantos clicks se converteram em visitas ao site, por exemplo.

É importante observar alguns pontos antes de iniciar a campanha de e-mail. Para que seja eficiente, é necessário tratarmos esta campanha de email marketing como um projeto, definindo objetivos, sponsor, produtos/serviços, plano de trabalho e público-alvo.

Há uma grande diferença entre o email marketing e o SPAM e, basicamente, a diferença está na permissão do receptor. O e-mail marketing é enviado com o consentimento do dono da conta e há a possibilidade de cancelar o recebimento, enquanto o SPAM é encaminhado para uma lista enorme de usuários sem a sua permissão, o que gera muito incômodo com informações que na maioria dos casos, não interessam a pessoa.

Mesmo para as campanhas sérias atuais, as regras também mudaram. Se antes a prioridade era captar a maior quantidade de dados, agora formulários mais simples e fáceis de preencher geram mais resultados. Saiu de moda também o preenchimento do assunto do e-mail com um termo simples e direto. É importante que desde o título, o e-mail interesse o leitor por isso, o assunto deve ser maior e mais específico.

Para um bom email marketing, algumas dicas são importantes como se preocupar com a visualização através de celulares e mobiles em geral, minimizar o numero de telas e rolagem, elaborar conteúdos criativos com layouts diferentes.