Dicas para proteger seus dados e não cair nas armadilhas das compras online.

A compra online é um costume muito utilizado pela maioria dos consumidores, no entanto muitos internautas ainda sofrem com golpes e fraudes. Um levantamento da Kaspersky Lab provou que mais de 30% dos brasileiros sofreram ataques online no ano passado.

Separamos dicas para que você possa fazer compras online com toda a segurança:

1. Nunca faça compras a partir de redes públicas
Não faça compras online quando estiver ligado a uma rede wireless aberta, pois estas simplesmente não são seguras. Lembre-se de que há inúmeras pessoas ligadas a essa mesma rede ao mesmo tempo e é muito mais fácil para um hacker obter informações destas redes do que de uma rede segura e devidamente encriptada.
 
2. Escolha sites de confiança
Existem sites que são criados de propósito para recolher dados e possíveis pagamentos por parte dos visitantes. Para fazer compras online com segurança deve selecionar apenas sites fidedignos, de empresas que conhece e com boa reputação.
Se não conhece um site e está tentando comprar, procure a opinião de outras pessoas sobre ele.

3. Procure sinais de segurança
Veja se o site tem um "s" após http no seu endereço web ou um pequeno cadeado no início. Isso é sinal que a informação é encriptada e que é mais seguro inserir os seus dados. Alguns sites colocam ainda imagens de selos de garantia e confiança, se responderem a determinados critérios de segurança.

4. Compre no seu computador
Evite comprar em computadores públicos, pois o nível de segurança pode ser baixo, existindo a possibilidade de retenção de dados, como passwords e números de cartão de crédito.

5. Use diferentes serviços de pagamento
Os cartões virtuais poderão ser os seus melhores aliados da compras online, não só pela segurança que conferem às transações, como pela praticidade.
No que diz respeito às compras online você pode também utilizar o Paypal. Ao associar o seu cartão de crédito ou débito à sua conta do PayPal, pode escolher a opção “pagar com Paypal” ao finalizar suas compras online. O serviço concluirá o resto do processo, nunca partilhando as suas informações financeiras com os vendedores.

Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e conheça dicas para não cair nas armadilhas das compras online.