Dia 29 de Outubro – Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro pois foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional.

Como comemorar o dia do livro?

Quem visitar a mostra 30 x Bienal, em cartaz no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, nesta terça-feira, 29, poderá doar e retirar obras literárias. Uma ação comemorativa do Dia Nacional do Livro será realizada no local, das 10h às 17h.

Na entrada da exposição, um estande possibilitará que as pessoas doem seus livros. As edições serão cadastradas e logo em seguida disponibilizadas para doação. A iniciativa da Fundação Bienal de São Paulo e Instituto Acqua faz parte do movimento Bookcrossing, que tem como objetivo espalhar os livros para além de bibliotecas e livrarias.

O Instituto Acqua é atualmente um ponto de coleta e compartilhamento de livros. As obras recebidas são cadastradas no site, etiquetadas e libertadas em locais públicos, com o objetivo de que ganhe novos e inusitados leitores.

Leitura no metrô!

A Rede Social Zona Norte realizou a 2ª edição do projeto “Nas estantes da Zona Norte”. A ação aconteceu entre as 10h e as 15h de hoje em quatro estações da linha azul do metrô de São Paulo: Carandiru, Parada Inglesa, Santana e Tucuruvi.

Durante toda a tarde, livros foram distribuídos gratuitamente aos passageiros sobre temas variados. Além de levar uma obra para casa, quem passou por um dos locais de realização do projeto, pôde conferir uma programação exclusiva com saraus, mediações de leitura, contação de histórias, leitura dramática, esquetes de teatro e dança.

O objetivo é estimular a leitura de forma simplificada e mostrar que o conteúdo das obras literárias está mais presente na vida das pessoas do que elas imaginam. Além de melhorar o desenvolvimento do raciocínio, aprimorar o conhecimento e contribuir para a sociabilização em qualquer fase da vida, ler ajuda a prevenir o mal de Alzheimer, doença degenerativa que atinge os idosos.

Últimos Artigos