Como os sites devem se adaptar aos dispositivos móveis

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Quase todos os que estão conectados à internet atualmente possuem um dispositivo móvel para tal. De olho nisso, muitas empresas, grandes e pequenas, têm a cada dia lançado versões de seus sites para tablets e smartphones, entretanto, como esse é um terreno relativamente novo, muitos erros – que podem ser evitados – acontecem diariamente e afugentam os usuários.

Para saber mais sobre o comportamento dos consumidores, o Google fez uma pesquisa e deu algumas recomendações para que as páginas de empresa acertem na hora de pensar a criação de sites voltados a atender à crescente demanda dos dispositivos móveis.

Para chegar a essa lista, os pesquisadores do Google testaram pessoas usando 100 diferentes sites populares para dispositivos móveis, diariamente, num total de 119 horas de avaliação. O estudo levou em consideração, em tempo real, as reclamações dos usuários que não conseguiram utilizar os sites da forma mais adequada.

Segue a lista de recomendações:

Promova ações visíveis a todo momento: É fácil perder menus ou botões de ações no ambiente móvel. Os sites manuseados de maneira mais adequada aos usuários foram aqueles que mantiveram as funções primárias já estampadas no setor principal e as secundárias em menus, ou abaixo da informação mais relevantes.

Crie menus curtos e bem pensados: Se a busca cheia de detalhes é um recurso bem-vindo em desktops, em dispositivos móveis soa como um pesadelo. Resuma os recursos do site em menus simples.

Facilite o caminho de volta: O estudo revelou que a grande maioria dos usuários espera que haja sempre uma forma de voltar à “home” da páginas. Mantenha seu logo como forma de retorno sempre visível no topo do site.

Deixe o mecanismo de busca visível: Muitos dos usuários esperam que haja uma busca específica para o que desejam. Então, mantenha sempre uma caixa de procura visível.

Deixe o usuário explorar antes de assumir compromisso: Uma das coisas mais irritantes que podem acontecer é você já ter que, de cara, submeter-se a um registro antes mesmo de saber as propriedades do site. Então, deixe sempre a opção para o visitante passear pela página antes de pedir para que ele cadastre uma conta.

Coloque botões de ajuda para tarefas complexas: Sempre que houver algo com necessidade de uma explicação mais detalhada, coloque atalhos para que o usuário saiba encontrar ou requisitar mais informações.

Facilite a conversão para outro dispositivo: Nem sempre os visitantes terminam sua jornada em um só dispositivo, muitos até pesquisam em um smartphone e acabam finalizando uma transação em um computador, por exemplo. Então, ofereça uma forma dele compartilhar, enviar para e-mail ou deixar em um carrinho de compras, se for o caso, para futura consulta.

Escolha as formas mais simples para cada tarefa: Quando há uma lista limitada de opções de escolha para o usuário, a melhor forma de fazer isso é enumerar do jeito mais simples possível, levando em consideração a praticidade de tocar no item desejado.

Minimize os erros de formulários: Uma das coisas que mais afastam usuários é ter que preencher o mesmo formulário mais de uma vez. Para evitar isso, evidencie bem a caixa de texto onde entram as informações e tente avisá-los em tempo real quando há algum dado incompatível com a requisição.

Otimize todo o site para dispositivos móveis: Isso já é de conhecimento da maioria, contudo, muitos sites insistem em utilizar a mesma interface de desktops para tablets e smartphones e vice-versa. Crie uma versão da mesma página especificamente para os dispositivos móveis, levando muito em consideração o recurso da tela sensível ao toque.

Não faça seus usuários terem que aumentar detalhes da página: Isso acontece com frequência em sites feitos para desktops e que são mal-adaptados ao ambiente móvel. Muitos visitantes deixam a página se precisam dar um “zoom” para escolher algo. Crie uma página que não obrigue o usuário a aumentar a imagem para enxergar seu conteúdo.

Ofereça imagens detalhadas dos produtos: A maioria dos consumidores gosta de ver o máximo que puderem os produtos que estão comprando. Então, inclua imagens em alta resolução dos itens à venda, em opção que o visitante possa acionar para ampliar os detalhes.

Diga qual é a melhor orientação para ver a tela: Os participantes da pesquisa viraram a orientação da leitura da tela para ler algo que consideraram muito pequeno. Isso revela que pode ser bastante útil o site recomendar como os usuários devem acompanhar o conteúdo. Porém, é sempre necessário haver uma forma simples de não perder os botões de ação ao fazer as trocas de horizontal para vertical e vice-versa.

Mantenha seus usuários em apenas uma janela do browser: Alterar janelas em ambiente móvel pode ser difícil e muitos usuários não retornaram para a origem quando isso aconteceu durante a avaliação do Google. Então, é sempre desejável que as ações fiquem em apenas uma janela e, caso necessite redirecioná-los, coloque uma opção para isso no seu site sem enviá-los diretamente. 

Obviamente, tais recomendações para a criação de sites para dispositivos móveis não são regras, até porque o mercado e o comportamento das pessoas mudam constantemente. Por isso, além delas, valem também a observação, análise contínua de feedback de usuários e o próprio bom senso para se destacar nesse segmento.