Comercial de despedida da Kombi se torna viral na internet

Depois de 56 anos de sucesso, a Kombi, da Volkswagen, deixará de ser fabricada devido à exigência de que todos os veículos produzidos no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2014 possuam airbag duplo e freios ABS. Segundo a montadora, a exigência inviabiliza a produção da Kombi cujo modelo não tem suporte à estes acessórios de segurança.

A primeira fase da campanha, anunciada em jornais e revistas, mostrava um suposto testamento do veículo. Nele, a Kombi expressava seu último desejo, narrado agora em vídeo.

Intitulado de “Os últimos desejos da Kombi”, o mini documentário de quatro minutos retrata o reencontro da Kombi com a família de seu criador Ben Pon em Amersfoort, na Holanda. Ao final, a Kombi indaga,  “como estou me sentindo? Surpreendentemente bem”, e desaparece na estrada, como se estivesse seguindo o seu caminho.

Para homenagear a trajetória do carro, um dos utilitários mais populares do cenário automobilístico brasileiro, a Volkswagen recorreu a uma ação de marketing considerada ousada por promover o “deslançamento” de um produto, ainda assim “Os últimos desejos da Kombi” caiu no gosto dos internautas, tendo superado a marca de mais de 1 milhão de visualizações na semana de estreia, no canal da marca no YouTube.

A nuvem de palavras gerada com os termos mais usados nas postagens reflete bem o que o brasileiro sentiu ao assistir ao clipe: “lindo”, “emocionante”, “homenagem” e “despedida” estão entre as expressões mais utilizadas pelo público que compartilhou o vídeo de despedida da Kombi no Twitter e no Facebook.

Ainda não viu o curta-metragem de despedida da Kombi? Assista agora!