celular_sem_sinal

O goTenna é um dispositivo capaz de fazer aparelhos celulares funcionarem sem depender do sinal telefônico ou da internet. A ideia, que partiu dor irmãos brasileiros que vivem nos EUA – Daniela e Jorge Perdomo – surgiu depois dos estragos causados pelo furacão Sandy, em outubro de 2012, que deixou milhões de pessoas incomunicáveis em 10 estados norte-americanos.

O dispositivo goTenna conecta-se ao aparelho celular via Bluetooth e é acionado por um aplicativo, disponível para Android e IOS. Com ondas de rádio de 151 a 154 MHz, ele estabelece conexão entre duas pessoas, por isso, é vendido em pares. O aparelho tem um alcance de 80,4 km e pode ser usado em praias, florestas, ilhas ou em lugares onde o sinal do celular costuma falhar.

Também é possível enviar e receber mensagens gratuitamente e compartilhar a localização em um mapa offline, seja entre duas pessoas ou um grupo.

O produto está em fase de pré-venda nos Estados Unidos por US$ 150 e as primeiras unidades serão entregues aos compradores ainda este ano. Segundo o site, o valor subirá para US$ 300 no lançamento oficial, previsto para 2015. O Brasil está nos planos dos irmãos, mas ainda é preciso submeter o aparelho à aprovação da Anatel.