Bengala tecnológica para cegos usa Google maps e ajuda no trajeto. Conheça!

A cada dia que passa a tecnologia avança e as promessas de facilitar nossa vida e nosso dia a dia são mais reais. Celulares e relógios inteligentes, dispositivos conectados com as casas, carros, comandos por voz, aplicativos de transporte, atividade física, meditação, saúde, segurança e lazer são apenas alguns dos inúmeros exemplos de como estamos realmente envolvidos com estes facilitadores que a tecnologia nos oferece.

Agora pessoas com deficiência visual podem caminhar pela cidade de maneira mais fácil e segura, isso porque o engenheiro Kursat Ceylan desenvolveu uma bengala inteligente, batizada de WeWalk. Ela usa sensores ultrassônicos para alertar ao usuário sobre objetos e obstáculos próximos por meio de vibrações no cabo.

Ceylan é CEO e cofundador da Young Guru Academy (YGA) – a organização turca sem fins lucrativos por trás do WeWalk – e também é cego, ou seja, conhece os desafios que essas pessoas enfrentam e, por isso, decidiu dedicar seu conhecimento para desenvolver algo que pudesse melhorar a vida desse público.

“Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas estão usando apenas uma vareta simples. Como cego, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída, não sei qual ônibus está se aproximando, quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk”, disse o engenheiro em entrevista à CNN.

Com o objetivo de tornar as pessoas com deficiência visual ainda mais independentes e protegê-las de objetos suspensos e obstáculos acima do nível do peito, a bengala inteligente pode ser emparelhada com o sistema Bluetooth de qualquer smartphone, também é integrado ao Voice Assistant e ao Google Maps.

O dispositivo, que custa quase US$ 500 (cerca de R$ 2.040), também é equipado com alto-falantes embutidos e sensores que enviam vibrações para alertar sobre os obstáculos e detalhes de infraestrutura que podem não ser facilmente detectados. Além disso, intenção da startup turca é que futuramente possa combinar a WeWalk com aplicativos de compartilhamento de carona e outros serviços de transporte.

Dessa maneira, nos adaptamos às novas tecnologias e a tecnologia trabalha com o objetivo de facilitar a vida de todos, principalmente de quem mais precisa.

O que achou dessa ideia? Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e fique por dentro das novidades.

Fonte: mega curioso