Aplicativo m-IRPF para declarar imposto de renda

Já está disponível desde o dia 1 de Abril na Apple Store e Google Play, o aplicativo da Receita Federal que permite que pessoas físicas entreguem suas declarações de imposto de renda. O nome do aplicativo é m-IRPF, no entanto não são todos os contribuintes que podem utilizá-lo para declaração.

Contribuintes que tiveram ganhos de capital (exceto poupança), que tiveram rendimentos oriundos do exterior ou que receberam dinheiro de pessoa física, como profissionais liberais, entre outras restrições, não poderão usar o aplicativo. “É uma aplicação simples, o primeiro passo, uma espécie de piloto para a gente entrar nesse mundo da mobilidade”, analisa o gerente de projetos de mobilidade da Receita, José Carlos Fonseca.

A expectativa é que o aplicativo alcance potencialmente o público mais jovem, que muitas vezes está começando a sua vida profissional e já ganharam dos pais um tablet ou smartphone. A previsão da Receita é que 5 milhões de declarações, em um universo de mais de 20 milhões, sejam entregues pelo m-IRPF. Até hoje já foram entregues cerca de 6 milhões.

Para Android, a declaração é salva automaticamente no dispositivo. No caso do iOS, o usuário recebe uma orientação sobre como salvar a declaração, pois ela não é automática. O aplicativo permite ao contribuinte salvar um rascunho da sua declaração e depois terminar de preenchê-la de qualquer outro dispositivo móvel.