Android, iOS ou Windows Phone, quem leva a melhor?  

A concorrência no mercado de smartphones é feroz e a briga entre os fabricantes dos principais sistemas operacionais segue a cada dia mais acirrada. Os três maiores sistemas operacionais – Android, iOS e Windows Phone – vem disputando a preferência no mercado e na admiração dos consumidores.

Mas a pergunta que não quer calar é: qual será o melhor deles?

 

Sistemas operacionais

iOS: Presente no iPhone e iPad, o sistema operacional da Apple é um dos mais importantes, e um dos precursores no mercado de sistemas operacionais.

Android: Está presente em diversos celulares e tablets e é considerado o maior concorrente da Apple na corrida pelo mercado. É o sistema operacional do Google.

Windows Phone: tem uma interface excelente e muito intuitiva. Contudo, é encontrado em poucos aparelhos, quando comparado com o Android. É o sistema operacional da Microsoft.

 

Atualizações dos sistemas nos celulares

O iOS tem o mérito de promover amplamente a divulgação de suas atualizações. Parece óbvio, mas essa ainda não é a regra entre os outros sistemas operacionais.

No celular Android, em particular, é preciso estar atento às versões e aparelhos compatíveis. Alguns aparelhos podem ser atualizados para novas versões, outros não podem. Isso acaba confundindo bastante os usuários. Mas, em contrapartida, há uma gama ampla de dispositivos móveis para escolher e, sempre que surge uma versão mais atualizada do Android, o sistema operacional oferece bons recursos.

O Windows Phone precisa de mais versões para deixar clara a sua política para esse assunto, já que ainda não teve tantas atualizações, quando comparado com o iOS e o Android.

 

Ofertas de aplicativos

Este é outro item em que o iOS está na frente, ainda que apenas por alguns passos em relação ao Android. Quase tudo sai antes, quando não é exclusivamente para celulares da Apple. A portabilidade de aplicativos entre aparelhos é outra vantagem: um software criado para iPhone, muito provavelmente, vai funcionar 100% no iPad.

A Android Market (loja de aplicativos com Android) tem uma oferta quase tão boa quanto a loja da Apple e ainda conta com a assinatura do Google, por isso o sistema Android tem interação perfeita com ferramentas como Gmail, Youtube e Google Maps.

Um celular Windows Phone vem atrás, com menos aplicativos desenvolvidos para ele, mas tem o selo Microsoft como diferencial. Isso assegura ótima compatibilidade com arquivos em Word e Excel, por exemplo. Se você busca um smartphone para o trabalho, pode ser uma ótima saída. No entanto, a falta de compatibilidade com muitos aplicativos ainda inviabiliza seu uso para muitos usuários.

 

Qual o melhor custo-benefício?

O iPhone, com seu sistema iOS, ainda é um dos smartphones mais caros do mercado. Normalmente, os smartphones tops com Android ou Windows Phone custam um pouco mais barato que os modelos da Apple, além disso, há muitas opções de celulares de diferentes marcas e modelos.

 

A WK3 desenvolve soluções de marketing digital personalizadas e compatíveis com os mais variados sistemas operacionais! O celular deixou de fazer só ligações, agora o mundo é mobile, faça seu negócio interagir com ele com a nossa ajuda.

Últimos Artigos