A realidade aumentada no futuro da publicidade

Estamos vivendo uma era em que tudo o que é feito, principalmente online, pode mudar o jeito como as marcas vendem seus produtos e abordam seus consumidores, por isso empresas conectadas têm investido na realidade aumentada, um conceito inovador que combina a captura de imagens com a projeção de figuras em 3D. Entre a realidade virtual (que cria ambientes gerados por computador) e o mundo real, a realidade aumentada está mais próxima do mundo real. Ela adiciona gráficos, sons, sensações táteis e cheiros ao mundo natural.

Para mostrar o que vem sendo feito nesse campo, Ivan Pouyrev, cientista-chefe da Disney Research Labs, falou das tecnologias de realidade aumentada que vem sendo usadas pela empresa em seus parques. A Disney vem testando prioritariamente formas de tecnologia multisensorial que unem realidade aumentada e interação táctil, isto é, tem investido em aparelhos que ofereçam reação física ao usuário a partir de uma interação com o mundo digital.

Para o mercado publicitário, a experiência da realidade aumentada se mostra igualmente promissora e promete revolucionar as novas ações de marketing digital como, por exemplo, na forma de se testar campanhas. Três empresas americanas, a VCCP, Studio Ex Nihilo e Sensum, criaram uma metodologia baseada em “wearable technology” que mede a aceitação de um comercial pelo suor dos dedos do consumidor, trata-se do chamado System3, produto que acaba de ser testado em pequenos grupos e já começa a ser comercializado. O serviço, além de permitir que se faça uma avaliação de campanha, também possibilita mensurar a eficácia de ações em pontos de vendas apenas conectando sensores aos dedos do consumidor.

São tantas ações se proliferando ultimamente que a realidade aumentada já parece até batida, mas a tendência é a de que ela se mostre ainda mais poderosa e abrangente nos próximos anos, porém, como toda tecnologia o que vai importar é o uso que fizermos dela, a pertinência disso dentro de uma ideia maior. O mundo está cada vez mais digital e o mercado cada dia mais competitivo, por isso  chamar a atenção do público de maneira diferenciada será uma alternativa excelente para os que desejam se destacar em seu segmento com este artifício tecnológico.

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