7 exemplos de que a inteligência artificial já domina seu dia a dia e você nem percebeu!

Parece coisa de filme mas não é! A inteligência artificial já está em nossas vidas e muita gente ainda nem se deu conta! A publicidade é o melhor exemplo disso. Desde uma busca no Google, passando pela música que você escuta no aplicativo, o preço que você paga no Uber e até os anúncios em banners que você vê, tudo está relacionado com a inteligência artificial e como esta tecnologia utiliza seus dados para te conhecer e alcançar sua atenção.

Veja alguns exemplos de onde a inteligência artificial está aplicada na publicidade e em nosso dia a dia:

1. Ferramentas de busca
O Google utiliza um sistema de inteligência artificial denominado RankBrain para entender melhor o que os usuários estão tentando localizar em suas buscas. Além de utilizar recursos de machine learning, o RankBrain é capaz de traduzir textos com os quais o buscador Google nunca tenha tido contato antes para produzir buscas de significados similares.

2. Marketing programado
Você com certeza já se deparou com uma campanha publicitária na timeline do seu Facebook que estava relacionada a um produto do qual você realmente estava precisando – ou porque fez uma pesquisa relacionada, ou por conta dos algoritmos de inteligência artificial que fizeram uma análise acertada de acordo com os fatores demográficos da sua região.

3. Banners com imagens
A partir de milhões de imagens marcadas em uma rede neural artificial, a tecnologia de inteligência artificial pode ser treinada para identificar todos os tipos de objetos, pessoas, cores, conceitos e logotipos. Dessa forma, a tecnologia pode colocar um anúncio apropriado dentro de um banner. Por exemplo, um pai poderá ver um banner com anúncio para cadernos dentro de uma foto de ambiente escolar que foi automaticamente inserido por essa inteligência artificial.

4. Perfil do consumidor
Algumas organizações usam análises a partir de bancos de dados para classificar seus clientes em diferentes grupos. Essas informações são baseadas em questões demográficas, compras realizadas no passado, comportamento off-line e histórico de navegação online. Através de análises, os comerciantes podem até mesmo identificar quando os consumidores passarão por determinados eventos da vida – como os períodos em que eles estão mais propensos a mudar seus hábitos de compras. Em um exemplo famoso, a rede de varejo norte-americana Target usou o histórico de compra de seus clientes para enviar correspondências com produtos para bebês, e com isso previu a gravidez de uma garota antes mesmo que ela tivesse dado a notícia aos pais.

5. Marketing de produtos
As lojas online oferecem recomendações personalizadas através de filtros colaborativos, uma solução de inteligência artificial que relaciona os visitantes do seu site através de gostos semelhantes. Se o usuário A e o usuário B comprarem os mesmos cinco produtos em um determinado mês, por exemplo, há uma boa chance de que o usuário A se interesse pelos mesmos produtos que o usuário B venha a adquirir no mês seguinte.

6. Preço dinâmico
O recurso de preço dinâmico utiliza machine learning para definir o preço mais razoável para um bem ou serviço em determinado momento, com base no que as pessoas estão dispostas a pagar pelo produto em circunstâncias similares no passado. É por isso que os preços das passagens de avião flutuam de acordo com o número de vezes que você faz uso do serviço. Isso também explica o aumento do preço do Uber quando você usa o aplicativo, por exemplo, em um sábado à noite.

7. Sincronicidade
Empresas digitais podem fornecer experiências envolventes e personalizada através da interface de usuário passiva, uma forma de inteligência artificial. Este método coleta dados comportamentais de dispositivos de consumo continuamente, usando machine learning para adaptar a experiência aos desejos e necessidades do consumidor. Exemplo disso é o que o Spotify faz ao rastrear dados de usuários que gostam de realizar cooper para combinar a batida da música com o ritmo da corrida.

Gostou da matéria? Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e esteja sempre atualizado.

Fonte: RunRun