29 de Outubro – Dia Nacional do Livro

Hoje comemoramos o Dia Nacional do Livro. O dia 29 de outubro foi escolhido para homenagear o livro no Brasil, porque foi nessa data (em 1810) que o príncipe-regente D. João fundou a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Ela é considerada pela UNESCO uma das 10 maiores bibliotecas do mundo, e também a maior biblioteca da América Latina.

Você sabia que na Idade Média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos? Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imaginem se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros? Ainda que na atualidade vejamos a ascensão dos e-books – os livros digitais – muitas pessoas ainda preferem os livros impressos em papel para se deleitarem com uma boa leitura. Mas não importa o suporte, o importante é ler!

Além de a leitura por si só ser uma atividade muito prazerosa, o livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento, e contribui ao desenvolvimento de nossa linguagem e escrita.

Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias, e para todas as idades. Escolha o seu preferido e comemore esta data lendo um bom livro!