12 de Agosto – Dia Nacional das Artes

Hoje comemoramos o dia nacional das artes! Já imaginaram o mundo se não existissem as obras de arte? Arte pode ser desde uma pintura, escultura, ou até mesmo uma fotografia. A arte nasceu com o homem. Com a arte o homem conseguiu transformar o movimento em dança, o grito em canto, e reproduzir pela imagem e pelo gesto as coisas que sente e a emoção que contempla.

A arte é uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender, utilizando a beleza dos eufemismos e da subjetividade. Chamamos de arte o teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema, cada qual com sua importância, cada qual com suas particularidades.

A partir de meados da década de 90, o Brasil vem conhecendo uma extraordinária retomada de suas atividades culturais. Somos um país de cultura extremamente rica e diversificada. A origem dessa característica está no peculiar processo de formação da sociedade brasileira, que, desde o seu nascimento, recolheu a generosa contribuição de povos e etnias tão diferentes quanto os índios, os portugueses descobridores, os africanos feitos escravos e, depois, franceses, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, árabes e tantos outros.

Essas experiências diversas refletiram-se na arte produzida por aqui: criativa e fascinante.

Parabéns a todos os artistas do país!

Últimos Artigos